Thiago Helton

e o projeto "Multa Moral" Acessibilidade na Prática.

 

Defensor assíduo dos interesses das pessoas com deficiência, Thiago Helton é palestrante motivacional, servidor do Tribunal de Justiça de Minas Gerais e acadêmico de direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Membro da 1ª comissão de acessibilidade da PUC-Minas na capital mineira e, em Belo Horizonte, está implantando o projeto "Multa Moral" Acessibilidade na Prática.

Já existem no Brasil várias campanhas inclusivas, não só pelo respeito às vagas reservadas para pessoas com deficiência, mas pela luta por acessibilidade, educação no trato com os cidadãos com alguma deficiência e na defesa dos direitos de pessoas com deficiência.

 

A Campanha da Multa Moral, seguindo a linha do "Essa vaga não é sua nem por um minuto", na forma que  Thiago Helton e equipe estão fazendo em algumas localidades do país decorre da iniciativa do seu amigo Frederico Rios do Campo Grande/MS.

 

"O Fred é responsável pelo blog "acessibilidade na prática" e resolveu criar esse bloquinho de multa que tem servido de modelo hoje. A ideia é desvirtualizar um pouco essas campanhas e colocar o pessoal e apoiadores nas ruas multando. O projeto começou a dar certo lá no MS, conseguiram um apoio através de uma campanha realizada no "cartase.me", na qual o Fred conseguiu recursos financeiros para gerar os primeiros milheiros de bloquinhos" relata Thiago.

 

Através do contato com o blog http://www.acessibilidadenapratica.com.br/multamoral/ do seu amigo, Thiago resolveu lutar,  há alguns anos pelos interesses da pessoa com deficiência em Minas Gerais. Resolvendo trazer a campanha para a região metropolitana de Belo Horizonte.

 

Relata Thiago que graças ao apoio de muitos voluntários a essa bandeira tem se fortalecido muito em Belo Horizonte e acredita que seja a cidade onde a campanha da Multa Moral está mais forte.

 

Quando perguntei a ele como se faz  para participar de campanha, ele me respondeu que não existe nenhuma forma de burocracia. Qualquer cidadão pode participar da campanha tornando-se um "Fiscal da Acessibilidade". Basta tomar a atitude de pegar o seu talão de multas e assumir o compromisso moral de honrar a campanha. Em regra, os talões de multa moral podem ser retirados gratuitamente em alguns dos pontos de distribuição, porém ainda estão se organizando com a logística da campanha para que nas próximas semanas possam enviar via correios, na grande Belo Horizonte, ficando apenas o frete a cargo do solicitante.

 

A repercussão do projeto no Brasil tem sido muito positiva. Já são quase 20 cidades em que a muta moral tem funcionado nesse modelo de campanha de educativa.

 

"Recentemente foi veículada matéria em rede nacional de televisão com o nosso trabalho aqui em Belo Horizonte. Muitos fiscais tem nos retornado dizendo que em algumas regiões, devido a reiteradas autuações de veículos não credenciados, algumas vagas que antes eram sempre utilizadas de forma indevida, passaram a ser respeitadas no curso da campanha. Tudo isso é um processo de mudança cultural, não nasce do dia para a noite, mas deve ser plantado e regado diariamente com ações positivas no movimento político das pessoas com deficiência. Vejo esse projeto da multa moral como uma pequena, mas relevante ferramenta na nossa luta por respeito e inclusão."  diz Thiago.

 

Como se trata de uma campanha sem fins lucrativos toda ajuda é bem vinda, pois a demanda está crescendo e com ela a necessidade de confecionar mais blocos de multa moral.  Em Belo Horizonte e região metropolitana, os interessados em ajudar podem em entrar em contato através do multamoralbh@gmail.com. Nas demais localidades basta entrar em contato com a página acessibilidade na prática, a fim de verificar junto a equipe da campanha em cada cidade.

"Multa Moral" Acessibilidade na Prática!

Imagem de uma "multa moral" aplicada, presa no limpador de para-brisas de um veículo.

Foto: Campo Grande News

Pois se você se interessou e quer fazer parte dessa ação, basta  retirar seu bloquinho de “Multa Moral” que estão disponíveis nos seguintes endereços no site da "Multa Moral" - Acessibilidade na Prática:  http://www.acessibilidadenapratica.com.br/multamoral/ 

 

 

Leve a iniciativa da “Multa Moral” para sua cidade!

Para implantar a iniciativa na sua cidade será necessário:

 

  • Um grupo de pessoas engajadas e comprometidas;

  • Um local para distribuição dos bloquinhos, preferencialmente um ponto comercial na região central da cidade, facilitando a localização e o acesso;

  • Colher informações sobre os trâmites necessários para solicitar o cartão de estacionamento na sua cidade.

 

Faça sua parte!

"Acessibilidade na Pratica" na Feira do Empreendedor MS 2014!!!

Fotos: Acervo Pessoal do Entrevistado e

retiradas do facebook de Frederico Rios

 

por Adriana Buzelin em 15/02/15

© Copyright Tendência Inclusiva  2014 / 2020