Natureza e Alimentos

"Cada dia a natureza produz o suficiente para nossa carência. Se cada um tomasse o que lhe fosse necessário,

não havia pobreza no mundo e ninguém morreria de fome." Mahatma Gandhi

 

 

 

Com a proposta de conectá-los com a natureza, esta edição vem recheada de muita informação, dicas e receitas deliciosamente saudáveis, além de belas imagens.

 

Reflexão, interação com o natural esperam por você, leitor!

 

‘’Eu quero a sorte de uma amor tranquilo com sabor de fruta mordida.’’

Cazuza

Imagem retirada da internet via Google

Lendas e símbolos envolvem esta fruta vermelha e apetitosa, mas os benefícios que ela traz para a saúde e beleza vão além da nossa imaginação.

 

A lenda da maçã; o episódio da queda desta fruta teria desencadeado os estudos de Newton.

 

Um dia Newton estava sentado sob uma macieira em um jardim. Ele viu uma maçã caindo de uma árvore. Veio à sua mente um pensamento de que devia haver alguma razão para a maçã cair no chão e não ir para cima. Assim ele chegou à conclusão de que existe uma força exercida pela Terra que puxa (atrai) todos os objetos para baixo em sua direção. Depois ele deu a essa força o nome de gravidade.

Imagem retirada da internet via Google

As quatro maças que mudaram o mundo!

Dica de saúde e beleza utilizando a maça:

 

O ideal é comer a casca, que possui vitaminas, fibras e outros elementos funcionais. Esta fruta tão comum, é excelente para o nosso sistema digestivo e elimina as toxinas do nosso organismo.

Imagem retirada da internet via Bing

A História do Chá

 

Nos tempos ancestrais, no território chinês. Entre as lendas que narram o nascimento desta bebida aromática, a mais célebre relata que suas raízes se estendem até 5000 anos atrás, ao governo do Imperador Sheng Nong, popularmente conhecido como o Curandeiro Divino. Tentando solucionar a constante incidência de surtos epidêmicos em seu reino, ele criou uma lei que obrigava o povo a ferver a água antes de ingeri-la.

 

Um dia, repousando sob uma árvore, o soberano deixou sua xícara de água esfriando um pouco, e logo percebeu que algumas folhas haviam caído sobre o líquido, conferindo-lhe um tom castanho. Ao experimentar a bebida, descobriu que ela possuía um sabor aprazível, difundindo assim o cultivo deste alimento entre seus súditos.’’

 

 

 

Chá de Camomila

Imagem retirada da internet via Google

"As vezes, tudo o que  gente precisa é um chá, uma cafuné e um abraço apertado.’’

Autor Desconhecido

Chás para o corpo e para a alma:

 

“A planta precisa passar por várias fases antes de virar um chá (plantio, cultivo, colheita, secagem, embalagem e preparação) e todas elas podem interferir no efeito”.

 

Propriedades do chá de Camomila:

  • Auxilio no tratamento de feridas e inflamações;

  • Auxilio no tratamento de artrite;

  • Controla de forma eficaz a indigestão e as úlceras;

  • Estímulo ao sistema imunológico;

  • Alivio das cólicas menstruais;

  • Remoção  das impurezas e rejuvenescimento da pele

‘’Se você não inclui uma alimentação rica em vitamina C no seu dia a dia, é melhor repensar seus hábitos.’’  www.minhavida.com.br

 

Imagem retirada via Google

A Vitamina C, encontrada em vários alimentos como  acerola, goiaba, laranja, limão, tangerina, kiwi, caju, morangos é extremamente eficaz na desaceleração do envelhecimento, ela atua na recuperação da pele para um aspecto mais jovem e saudável. 

 

Imagem retirada via Bing

E o tomate? Homens, aproveitem os benefícios deste fruto.

 

 

O tomate é um fruto de formato arredondado e de cor vermelha. Esse fruto é rico em licopeno, um agente antioxidante e anticancerígeno que intervém nas reações em cadeia das moléculas de radicais livres.

 

Um estudo mostrou que quatro porções de tomate por semana para os homens ajuda a reduzir os riscos de câncer de próstata em 40%. devido um antioxidante chamado de licopeno que também ajuda na prevenção do câncer no pâncreas.

 

Imagem retirada da internet via Google

A Origem do Tomate

 

‘’Curiosamente, a batata -acredite se quiser! – faz parte da família do tomate. Não só ela, como a pimenta, a berinjela e o pimentão.

 

Não há um consenso entre os estudiosos das origens dos vegetais de onde veio o tomate exatamente. Alguns especialistas defendem que os tomates foram introduzidos no mundo através do povo Inca no Peru que cultivavam espécies nativas, ainda silvestres do fruto que daria origem a todas as variações posteriores. Este tomate original se chamava Lycopersicum cerasiforme.

 

Outros especialistas apostam que o tomate surgiu no México, terra onde abunda este tipo de planta.”

 

Fonte: jorgeroriz.com.br

 

Imagem retirada da internet via Google

Ah!! O Alecrim!!

 

‘’Cheiroso, delicioso, o alecrim é uma maravilhosa erva para se cultivar tanto dentro de casa, em um vasinho, ou fora, em um jardim. Normalmente o alecrim não é difícil de cultivar e, uma vez tenha enraizado, esse arbusto perene durará por anos.’’

 

 

Veja como plantar e cuidar desta erva:

http://pt.wikihow.com/Cultivar-Alecrim

‘’Não há sábado sem sol, nem alecrim sem flor...’’

Provérbio Português

Você sabia?

 

Há milênios o ser humano reconhece nos aromas um elemento que influencia na qualidade de vida. Os egípcios já conheciam o poder das substâncias aromáticas na saúde do corpo, da mente e do espírito.

E que tal um sorvete natural?

Ingredientes:

 

  • 2 bananas d’água bem maduras

  • 12 morangos frescos

 

Modo de preparo:
Descasque as bananas e coloque-as junto com os morangos no congelador (o ideal seria de um dia para o outro). 
Bata as frutas no liquidificador ou no processador de alimentos até virar um sorbet (o irmão do sorvete, feito à base de frutas, sem leite ou creme de leite).  Sirva imediatamente. (Receita retirada do site da Bela Gil)

 

 

 

Uma vez me falaram: ‘’quanto maior a compra no sacolão, menor a compra na farmácia.’’

 

 

Aproveite o que a natureza nos oferece e até a próxima edição.

 

 

por Lícia Lima em 25/06/2015

© Copyright Tendência Inclusiva  2014 / 2020