Marion Caruso

e o projeto Diversidade Feminina

 

Idealizadora do Projeto Diversidade Feminina, Marion é linda por dentro e por fora. Apaixonada pela vida, pelos animais e por criança. Defensora dos animais, sempre posta em seu perfil no facebook fotos de animais que precisam de um lar e carinho. Amante das diversas formas de arte, nossa matéria exclusiva tem um olhar singular quando o tema é diversidade feminina. 

 

 

O Projeto Diversidade Feminina nasceu em janeiro de 2014, inspirado em um comercial da Dove, e fruto do desejo da fotógrafa e psicóloga Marion Caruso de proporcionar, a pelo menos um grupo de mulheres, a descoberta de suas belezas através de sua câmera, a despeito da ditadura dos padrões rígidos de beleza divulgados pela mídia.

 

Com a confiança de que o projeto seria um sucesso, como realmente está sendo, Marion  Caruso selecionou um grupo de mulheres e fez  o primeiro ensaio. Deu tão certo que ela não parou mais. Em oito meses foram fotografadas mais de duzentas e cinquenta mulheres e a grande maioria delas relata que ser modelo do projeto e alvo do olhar tão bem intencionado e especial de Marion fez com que houvesse uma valorização jamais imaginada de sua autoestima e imagem. As participantes descrevem o projeto como libertador. Libertador e mágico!! "E é com imensa alegria que, hoje, podemos testemunhar a diversidade como tendência, inclusive no mundo da moda." relata Marion.

 

Desde 2014 são realizados ensaios mensais e as fotos foram sempre em grupo com temas diversos onde todas as belezas são muito bem vindas e, de fato, fazem toda diferença para que o projeto alcance todo sucesso que tem feito. E é simplesmente mágico e é nesta mágia que autoestima das selecionadas se transformam. Já em 2015, Marion dá continuidade a seu projeto inovando com fotos onde suas modelos mostram facetas da beleza natural e sem nenhuma maquiagem.

 

Apaixonada pela vida, pelos animais e por crianças, Marion é defensora dos animais e sempre posta em seu perfil no facebook fotos de animais que precisam de um lar e carinho. 

 

"Alguém que não quer apenas clientes, quer amigos! Não quer apenas uma relação comercial, pois a fotografia é a forma mais linda que manifesto meu amor... Meu estilo de fotografia é natural, sem poses forçadas... Algo mais verdadeiro e espontâneo! Essa é a forma mais gostosa de captar sorrisos verdadeiros, momentos bonitos e sinceros, manifestações de carinho e amor, isso que eu quero ver nas minhas fotos. Gosto de tudo muito colorido e feliz. Fotografar envolve carinho, dedicação, atenção, cuidado, admiração... e é assim que aprendi a usar a Psicologia" - relata Marion

Marion e sua cadelinha Princesa

Só em 2014 foram realizados vários ensaios do Projeto Diversidade Feminina, sendo eles:

 

  1ª:  Simples Assim - A beleza pura e natural com um toque de cor e diversão.

  2ª : Praia - A variedade de belezas na praia! Biquinis!

  3ª: Sensual - Sendo sensuais em todas as idades...

  4ª: Dark - Um toque dark, mais sombrio.

  5ª: Mães - A beleza de quem é mãe! Coisa mais linda! grávidas, bebes, filhos...

  6ª: Personagens - Sendo sua personagem favorita.

  7ª: Bullying - Para quem sofreu ou praticou Bullying, uma reflexão de auto imagem.

  8ª: Pin up - Belas Pin Ups.

  9ª: Primavera - A beleza feminina com a beleza das flores e das cores.

10ª:  Outubro Rosa - Uma reflexão sobre o câncer de mama.

11ª: Poderosas  - Toda mulher tem seu lado fatal e poderosa!

12ª: Básicas - Toda mulher tem também seu lado básico e pode se sentir linda na rua, na feira...

13ª: Boas Festas - Para comemorar o natal e o ano novo.

Simples Assim - A beleza pura e natural com um toque de cor e diversão.

Praia - A variedade de belezas na praia! Biquinis!

Sensual - Sendo sensuais em todas as idades...

Dark - Um toque dark, mais sombrio.

Mães - A beleza de quem é mãe! Coisa mais linda! grávidas, bebes, filhos...

Personagens - Sendo sua personagem favorita.

Bullying - Para quem sofreu ou praticou Bullying, uma reflexão de autoimagem.

Pin up - Belas Pin Ups.

Primavera - A beleza feminina com a beleza das flores e das cores.

Outubro Rosa - Uma reflexão sobre o câncer de mama.

Poderosas - Toda mulher tem seu lado fatal e poderosa!

Básicas - Toda mulher tem também seu lado básico e pode se sentir linda na rua, na feira...

E o sucesso deste projeto é tão grande e tão revelador que pode-se perceber nos relatos de quem já foi fotogafado por Marion.

 

Sandra Braga, uma das fotografadas por Marion em 2014 relata:

 

"Marion tem 28 anos, é psicóloga e sempre gostou de fotografia, nunca gostou de estereotipar o outro, tampouco padronizar seu trabalho. Foi pensando dessa maneira e ao acreditar que poderia mostrar a realidade concreta com os seus olhos que após sete anos trabalhando em Recrutamento e Seleção, concluindo uma pós-graduação em Administração de RH, que resolveu mudar de vida. Abandonou a pós e pediu demissão, fez cursos de Maquiagem, de Fotografia, comprou seu primeiro equipamento para fotografar por hobby. No início de 2012 começou a trabalhar 100% por conta própria na área de fotografia, seu trabalho principal é com editoriais temáticos, onde fotografa várias pessoas no mesmo dia, com valores mais acessíveis, em fotos individuais e/ou em grupo, sempre inventando maneiras diversificadas de mostrar a beleza que esta em frente às suas lentes.

Depois de criar inúmeros editoriais, surgiu o desejo de cristalizar em forma de fotografia a diversidade feminina, a fim de demonstrar que a beleza esta em todas, que o seu tamanho não esta em padrões estéticos preestabelecidos e que o corpo é apenas o modo pelo qual podemos manifestar a real beleza que esta em nosso interior.

 

O Editorial “Diversidade Feminina” é uma verdadeira reflexão sobre a beleza em suas diversas formas, contra a ditadura da beleza padrão. A escolha das modelos foi determinada pela heterogeneidade de biotipos (loiras, ruivas, morenas, negras, magrinhas, gordinhas, mais jovens, mais velhas, etc.), disponibilidade em fotografarem de lingerie e nuas, cientes que as fotos seriam veiculadas nas redes sociais. Entre elas selecionou duas duplas de mãe e filha e uma de tia-avó e sobrinha, o que foi bem inusitado. Conseguiu maquiadoras voluntárias, as quais foram incríveis, e Marion também maquiou algumas meninas.

 

Marion relata que o trabalho foi muito divertido e esta muito feliz com a repercussão. E diz que em breve quer fazer novos projetos assim, promovendo a beleza de uma forma mais natural, valorizando cada característica, cada diferença e principalmente fazendo cada pessoa se ver da maneira que é, linda.” 

 

 

 

 

E as crianças também tiveram lugar nos ensaios:

Diversidade Faces é um projeto fixo apresentado por Marion que foi criado com o objetivo de celebrar a beleza e a diversidade de cada rosto feminino. A beleza da mulher maquiada, produzida e também a beleza real, quando a mulher está livre e vestida apenas de si, sem nenhum tipo de adereço ou maquiagem.

Agora em 2015 já foram realizados mais alguns ensaios:

 

 Em janeiro de 2015, Marion realizando a viagem dos seus sonhos apresentou um novo ensaio intitulado Um pouco da Diversidade da Beleza na Índia e no Nepal  - A beleza do outro lado do mundo.

 

Ainda em 2015 já foram realizados novos ensaios: 


14ª: Selvagens - Despertando o lado da mulher selvagem!

15ª: Coelhinhas - Coelhinhas da páscoa em versão sensual.

16ª: Preto e Branco - Em tons de preto e branco, lindas!

 

E vem muito mais por aí!

Selvagens - Despertando o lado da mulher selvagem!

Coelhinhas - Coelhinhas da Páscoa em versão sensual.

Preto e Branco: Em tons de preto e branco, lindas!

 

Cada edição tem uma proposta, um tema e uma ideia de roupas. As roupas ficam por conta das fotografadas.

 

Em cada grupo formado é criado um álbum onde  Marion posta as fotos com dicas sobre o ensaio a ser realizado e o material necessário a ser levado no dia das fotos.


Cada ensaio poderá acontecer em um local diferente, mas em geral é na zona sul de São Paulo, no bairro Vila Mariana.

 

Os ensaios são demoradas, levam de 3 a 4 horas por isso tenham tempo disponível!

 

 

Deseja saber  e participar do Projeto Diversidade, acessem:   https://www.facebook.com/projetodiversidademarioncaruso

Um pouco mais sobre a bela Marion Caruso, acessem seu site pessoal: www.marioncaruso.com.br

Fotos: Acervo Pessoal do Entrevistado

 

por Adriana Buzelin em 25/05/15

© Copyright Tendência Inclusiva  2014 / 2020