Conexão Inclusiva é a Revista Digital Tendência Inclusiva

nas ruas participando de eventos e trazendo notícias únicas para você.

Modelo Adriana Buzelin

Foto extraída do vídeo que foi ao ar no dia 12 de agosto de 2015 no quadro Faça Parte no Balanço Geral MG - Record Minas

Modelo Inclusivo é tema no Quadro Faça Parte do Balanço Geral - Record MG

 

Foi ao ar no dia 12 de agosto deste ano uma matéria sobre a profissão modelo inclusivo no quadro Faça Parte com o repórter Thiago Helton do programa Balanço Geral MG através da rede Record de televisão onde o tema abordado foi a necessidade da quebra de paradigmas e da inserção do modelo com algum tipo de deficiência no mundo fashion da moda.

 

Adriana Buzelin, antes de se acidentar, era modelo fotográfico, porém após o acidente e pelo fato de atualmente estar em uma cadeira de rodas nunca mais cogitou a possibilidade de tentar a inserção no mundo da moda. Até que teve oportunidade de tirar umas fotos por pura vaidade pessoal que rendeu alguns frutos.

 

"Resolvi me dar oportunidade de me ver através de uma máquina fotográfica e para isto você tem que estar muito bem com seu corpo, tanto que achei as fotos muito bonitas. Divulgada estas fotos, pessoas da área de moda me convidaram para fazer um book profissional. Eita! Surgiu um desafio e como não gosto nada de desafios, é claro, que fui tentar!"

 

Após isto, foi convidada a dar um depoimento para a revista Viver Brasil, de outubro/2012, onde figurou umas das fotos, do book feitos por uma agência de modelo de Belo Horizonte, porém nunca fizeram parte do casting da agência.

 

Considerada a primeira modelo cadeirante agenciada de Minas Gerais pela agência Kica de Castro, Adriana percebe claramente como este mercado está engatinhando e as agências que ainda não estão totalmente voltadas para inclusão ficam um pouco perdidas dentro deste conceito. Para ela, a inclusão no universo da moda para uma pessoa com qualquer tipo de deficiência ou mesmo possui algo diferente do padrão ainda é difícil. 

 

Existem poucos profissionais que se interessam por modelos diferenciados ou pela moda inclusiva. Não é novidade alguma dizer que fora do país existe um mercado interessante e reconhecido de modelos com deficiência. Até mesmo, em São Paulo, esta área começa a ser vista com bons olhos, pois existem trabalhos expressivos acontecendo por lá, mas infelizmente o mercado ainda está muito fechado e são poucos que percebem a possibilidade de mudar o estereótipo do modelo publicitário, enfim a reação do público tem sido boa e muitos conseguem admirar um novo conceito de beleza.

 

A boa notícia é que em 2013 houveram grandes eventos com divulgações consideráveis de pessoas com deficiência no mercado da moda e da moda inclusiva criando assim novas esperanças de que este universo tão amplo possa começar a desabrochar com profissionalismo e beleza. Em 2014 e em 2015 muita coisa começou a aparecer neste aspecto apresentando exposições, desfiles e editoriais de moda  que já começam a inserir modelos inclusivos.  Isto já demonstra um grande crescimento no mercado. 

 

Existem espaços para todos. Porém é necessário compreender que se profissionalizar é importante para darmos importância devida a este trabalho. 

 

"É uma profissão como qualquer outra que exige estudo e dedicação. Não basta querer ser modelo, tem que estudar"  - relata Adriana Buzelin.

 

A agência Kica de Castro Fotografias, criada em 2007, ainda é a única agência voltada para este universo da inclusão de pessoas com algum tipo de deficiência no mercado da moda colocando suas modelos em evidência em vários trabalhos fazendo com que esta inclusão seja vista de forma natural.

 

Repórter Thiago Helton. Foto extraída do vídeo do quadro Faça Parte do programa Balanço Geral MG da rede Record de televisão.

Kica de Castro Foto extraída do vídeo do quadro Faça Parte do programa Balanço Geral MG da rede Record de televisão.

Making off da maquiagem feita por Rejane Soilho. Foto extraída do vídeo do quadro Faça Parte do programa Balanço Geral MG da rede Record de televisão.

Com um clima muito descontraído e muito profissional Thiago Helton e a equipe do quadro Faça Parte compareceram a um ensaio fotográfico feito exclusivamente para o quadro que foi realizado no estúdio da fotógrafa Liliane Silva que trabalha retratando eventos e também realiza books pessoais. Lá a equipe de produção da modelo Adriana Buzelin já iniciava os trabalhos.

 

Para não perder cada detalhe, Thiago Helton e sua equipe, chegaram ao estúdio no momento em que a modelo terminava a maquiagem com Rejane Soilho,  que foi a maquiadora do evento. Rejane sempre trabalhou no mercado da moda atuando como modelo e professora. Apaixonada pela beleza feminina montou seu estúdio de maquiagem Rejane Soilho Majesty no intuito de poder trabalhar com a autoestima das pessoas realçando um melhor delas.

 

No quadro Thiago Helton entrevistou a modelo inclusiva Adriana Buzelin e a fotógrafa Kica de Castro. Ambas puderam falar da trajetória da inclusão no universo da moda e apresentar um pouco do que tem na área de modelo inclusivo no Brasil.

 

 

Confira o  Episódio 11 - 12/08 ‪FaçaParte‬: Modelos inclusivos ganham espaço no mercado da moda.
"A dimensão da palavra beleza, vai muito além daquilo que o mundo ou que o mercado diz que é belo". ThiagoHelton‬
Matéria com a participação especial da modelo inclusivo ‪e editora chefe Adriana Buzelin da Revista Digital Tendência Inclusiva!

 

 

Bastidores da gravação do quadro Faça Parte. Modelo: Adriana Buzelin Acessórios: Gisele Bijoux Make: Rejane Soilho - Rejane Soilho Majesty Foto: Liliane Silva

Bastidores da gravação do quadro Faça Parte. Modelo: Adriana Buzelin Acessórios: Gisele Bijoux Make: Rejane Soilho - Rejane Soilho Majesty Foto: Liliane Silva

Bastidores da gravação do quadro Faça Parte. Thiago Helton e Adriana Buzelin

Bastidores da gravação com a equipe do quadro Faça Parte e equipe da produção da modelo Adriana Buzelin.

Bastidores da gravação do quadro Faça Parte. Foto: Liliane Silva

Bastidores da gravação do quadro Faça Parte. Modelo: Adriana Buzelin Make: Rejane Soilho - Rejane Soilho Majesty Foto: Liliane Silva

Bastidores da gravação do quadro Faça Parte. Foto: Liliane Silva

Bastidores da gravação do quadro Faça Parte. Foto: Liliane Silva

A Revista Digital Tendência Inclusiva agradece a oportunidade de mostrar os bastidores do quadro Faça Parte apresentado por Thiago Helton - que foi entrevistado nas edições anteriores falando da Multa Moral - do Balanço Geral MG através da emissora Record de televisão.

 

Clique aqui e confira a entrevista com Thiago Helton.

 

 

 

 

 

Fotos extraídas do vídeo do programa Faça Parte/ Balanço Geral MG - Record

Fotógrafa Liliane Silva e arquivo pessoal da equipe 

 

© Copyright Tendência Inclusiva  2014 / 2020