"Pessoas com deficiência, às vezes dissonantes aos olhos do mundo, têm tudo para revelar muito talento. Por isso, em 2007, surgiu o Defestminas – um festival de música voltado para músicos deficientes. O projeto, criado pela Inarte – Associação Inclusão, Arte, Educação e Cultura, repercutiu por todo o país e o mundo e foi para além das serras de Minas Gerais e tornou-se o Defestbrasil.

 

Em 2015, o Defestbrasil passou a contar com a colaboração de Solano Ribeiro, diretor e produtor musical que idealizou e realizou festivais que lançaram grandes artistas da MPB. Inspirado pela grandiosidade do projeto, Solano Ribeiro é hoje seu diretor geral.

 

Ainda há muito trabalho por vir – e o objetivo é fazer o maior festival de música das pessoas com deficiência do Brasil e (por que não?) do mundo! Você pode vir junto nessa sintonia, juntando o que você tem de especial com muito sentimento ‪#‎paratocar!"

Em nosso mês de aniversário, batemos um papo com Vânia Elizabeth, presidente da Inarte e produtora/idealizadora no Defestbrasil e da Campanha Ser Gentil Com Arte

Vânia, o que é o Festival Defestbrasil e como surgiu a ideia?

 

A ideia de organizar um festival para músicos com deficiência nasceu em 2007 e tomou forma no ano seguinte, como Defestminas – Festival da Canção Para Pessoas Com Deficiência. Nesse momento iniciou-se um grande processo de amadurecimento. Como todo projeto que se inicia, nos deparamos com inúmeras dificuldades: problemas com a Lei Rouanet, complicações com o Ministério da Cultura, algumas portas de políticos e empresários, que batemos e não tivemos resposta. Fechamos algumas boas parcerias. outras foram equivocadas, mas no final o saldo foi positivo. Em 2009, o festival passou a se chamamr Defestminas - Festival de Música das Pessoas Com Deficiência. Em 2011 fomos vistos pela instituição britânica Heart N SoulArt, do músico autista Dean Rodney, que nos nomeou para selecionar no Brasil músicos com deficiência para a Olimpíada Cultural de Londres de 2012. A parceria com essa entidade fez do DEFESTMINAS um evento mundial. Juntamente com os dirigentes dessa instituição constatamos que nosso projeto era uma iniciativa única no mundo. Passamos a receber pré-inscrições de várias partes do Brasil e de outros países. A partir daí, foi um pulo para o Defestminas tornar-se o Defestbrasil.

 

Como funciona o Defestbrasil? E qual seu objetivo?

 

O Defestbrasil é um Festival nobre e democrático, que tem por finalidade permitir que as pessoas com deficiência se expressem através da música e que façam dela seu instrumento de comunicação, assim como todo músico, deficiente ou não, deve fazer.

 

A ARTE EM PRIMEIRO LUGAR, O ARTISTA EM PRIMEIRO PLANO, são as principais aspirações do Defestbrasil. E nada de paternalismo! O que se pretende é promover o garimpo de diamantes musicais.

 

Não é um festival para se apoiar e aplaudir gratuitamente: é um festival que vai evidenciar o trabalho de artistas que, habitualmente, ficam de fora das rodas musicais, além de premiar os espectadores que terão o privilégio de apoiar e garantir o surgimento do primeiro Defestbrasil. 

Quando e onde acontecerá? Como participar?

 

Prepare seu Coração! O 1º Defestbrasil vai acontecer em Belo Horizonte. Serão três semi-finais e uma finalíssima, em setembro de 2016, logo após as Paralimpíadas. Assim nossos paratletas e atletas de outros países poderão participar e também terão a chance de ser homenageados. As inscrições oficiais serão abertas em Janeiro de 2016. As pré-inscrições já existentes serão entregues aos curadores.

 

Quem são os autores do projeto?

 

O Instituto Inclusão, Arte, Educação e Cultura – Inarte-, que é defensor da inclusão através da cultura, da arte e da linguagem universal musical.Tem por sagrado que "todo cidadão é artista naquilo que faz" provocando com isso grande efeito sociocultural. A Inarte trabalha com palestras, oficinas, consultoria, criação, produção e eventos culturais, comprovando o importante papel da arte como veículo de inclusão, buscando promover o resgate da cidadania, da autoestima e do potencial produtivo e criativo das pessoas. Para um projeto tão valioso, convidamos Solano Ribeiro como diretor geral. A ideia era produzir um festival vintage, nos moldes dos festivais dos anos 60 e 70: com platéia, torcida organizada, fanfarra, premiação, divulgação criativa e toda a alegria que um festival de música deve ter! 

Solano é o idealizador e realizador dos grandes festivais de música popular na TV Excelsior, TV Record, TV Globo e TV Tupi. Pai da MPB, aceitou o convite com enorme prazer e está me dando conselhos que valem ouro!

Quais são os parceiros e apoiadores?

 

Os melhores! A Bolt Brasil, Tendência Inclusiva, Solano Ribeiro, Março Produções, Estúdio Muster, S9 studio, a B4.30. Não posso deixar de citar a equipe brilhante, como Bruno Marco e Stella ,designers especialistas em mídias, Alex Drumond, Elaine Gomes, Caroline Lopes, Patrícia Mello, Pedro Paulino, a Kickante, uma plataforma de financiamento coletivo (crowdfunding)  e estamos fechando outras preciosas parcerias e patrocínios.

 

 

Como contribuir?

 

Após 8 anos batendo nas portas de empresas e governantes, sem sucesso, fui apresentada à uma plataforma de financiamento coletivo. Minha maior surpresa foi descobrir que o Festival estava sendo disputado por três delas. No final, optei pela Kickante. Estudando o sistema por quatro meses, percebi que não bastava apenas colocar o projeto no ar e esperar pelas doações. Foi aí que a Bolt Brasil abraçou o projeto, cuidando das mídias sociais. A agência de ilustração e quadrinhos Estúdio Muster aceitou a tarefa de juntos, criarmos uma Drew My Life, para ajudar a viralizar a campanha e criou nossos mascotes e a Março com a produção dos vídeos. 

 

 

Hoje no Brasil temos mais de 46 milhões de pessoas com deficiência. Contando com familiares, se usa uma média de 03 por família, são 138 milhões de pessoas. Precisamos de apenas 01 milhão de pessoas doando no mínimo 10 reais para realização do maior evento dos últimos tempos. Nossa Campanha na kickante é www.kickante.com.br/defestbrasil. No site tem varias opções de valores.

 

Usando a linguagem universal, que é a música, podemos contribuir para que as pessoas com deficiência do nosso país alcancem o mesmo respeito que as pessoas com deficiência de países mais desenvolvidos. 

Conheça mais sobre o Defestbrasil, acessando:

 

Fanpage: https://www.facebook.com/defestbrasil

Site: http://defestbrasil.com.br/

Inart: http://institutoinarte.org

 

E mais: 

@defestbrasil - Instagram

@defestbrasil - Twitter

Acervo do Festival DefestBrasil

 

por Adriana Buzelin em 25/11/2015

© Copyright Tendência Inclusiva  2014 / 2020