Conexão Inclusiva é a Revista Digital Tendência Inclusiva

nas ruas participando de eventos e trazendo notícias únicas para você.

Acessibilidade no Allianz Parque

 

Caroline Marques, Miss Cadeirante 2015, foi ao estádio do Palmeiras situado em São Paulo capital para assistir o jogo Palmeiras e Capivariano e nos conta como foi a experiência.

Caroline relata que chegando ao estádio do Palmeiras denominado Allianz Parque, conhecido popularmente como Arena Palestra Itália ou Arena do Palmeiras, existem grades de segurança que separam os torcedores em filas para entrarem ao estádio e assistirem o jogo. Logo na entrada do estádio Caroline que estava acompanhada de seu filho Enzo, pergunta a um rapaz, que orientava as pessoas, se havia outra entrada para que ela pudesse entrar, pois a entrada, que é comum a todos, era muito estreita para quem usa uma cadeira de rodas, mas infelizmente não havia. Como a entrada não foi feita para que uma cadeira de rodas passasse com facilidade, Caroline nos relata que foi quase um contorcionismo passar por aquele local. 

 

Passando pela entrada, Caroline chega à frente o Allianz Parque.

 

“Muito lindo o parque! Entreguei o meu ingresso para um rapaz que fica nas catracas e ele abriu a grade de segurança ao lado para eu passar, neste momento uma moça com o colete laranja escrito "orientação" se aproximou e explicou que eu ficasse tranquila, pois iria me levar ao local reservados para pessoas com deficiência. Mas tinha um detalhe! O meu ingresso era comum para todos os torcedores assim ela me indagou do porque eu não ter comprado da área específica. Expliquei a ela que a organização facilita aos torcedores comprarem pela internet, porém o mesmo não acontece com a pessoa com deficiência.” 

 

E foi questão de minutos que a orientadora levou Caroline e seu filho para área destinada.

 

"A área é maravilhosa e você tem direito de colocar dois ou três amigos ao seu lado. A vista é perfeita e ficamos ao lado do campo. Os funcionários são todos instruídos e educados. A torcida do Palmeiras é muito unida, alegre e contagiante. O Palmeiras estava jogando contra o Capivariano. E o jogo teve o placar de 2 X 0 para o Palmeiras."


O Alliaz Parque possui total acessibilidade para seus usuários e pessoas com deficiência. Todos são muito bem recebidos e neste dia tinham várias pessoas com dificuldade de locomoção.

 

O parque possui rampas com suaves inclinações na arquibancada inferior e em todos os setores existem em espaços reservados para cadeirantes, assento para obesos e assentos reservados para pessoas com mobilidade reduzida. Além desses assentos possuem assentos ao lado para que seus familiares e amigos possam se comunicar. A integração com os outros usuários é muito importante tem qualquer estabelecimento, pois muitas vezes as pessoas que necessitam de um local especial ficam isoladas dos amigos e das demais pessoas. Este detalhe tão importante faz com que a experiência de estar no Allianz Parque seja inesquecível pela independência, conforto e segurança.

 

"No estacionamento são reservadas 49 vagas para pessoas com necessidades especiais e 78 vagas para idosos. Todas localizadas próximo aos elevadores. No intervalo, podemos ir a qualquer lanchonete e todos os caixas tem fila preferencial com estrutura para nos atender. Também existem 63 banheiros acessíveis espalhados por todos os pavimentos e para transitarmos por todo o estádio tem 15 elevadores e 26 escadas rolantes. No total, o Allianz Parque tem 122 assentos para obesos, 778 assentos para pessoas com mobilidade reduzida e 889 espaços para pessoas em deficiência. Esses assentos são distribuídos na arquibancada inferior, superior e camarotes."


O Allianz Parque respeita todas as recomendações da norma técnica (ABTN) e do caderno da FIFA quanto ao número de vagas de veículos, banheiros e assentos. É um esse estádio perfeito e com total acessibilidade para pessoas com deficiência fora a entrada estreita nas filas.


"Deixo aqui meu agradecimento ao Abel Pinheiro da sede do Palmeiras por ter autorizado a minha entrada na sala da comitiva de imprensa e poder me encontrar com os jogadores do Palmeiras. Agradeço também a Tendência Inclusiva que disponibilizou este espaço para que eu reportasse minha ida ao estádio."

 

 

O Allianz Parque é uma arena multiuso construída para receber shows, concertos, eventos corporativos e, principalmente, partidas de futebol do Palmeiras e fica na Rua Turiassú, 1840 - Perdizes, São Paulo - SP.

 

 

Fotos tiradas para Conexão Inclusiva da revista digital Tendência Inclusiva.

© Copyright Tendência Inclusiva  2014 / 2020