Esta é a primeira coluna da Revista Tendência Inclusiva que retrata sobre a natureza e os animais em específico.

 

Estou muito entusiasmada e honrada com o convite da direção da Revista, pois como admiradora dos animais, defensora da causa em prol dos mesmos e apaixonada por cães, pretendo trazer informações sobre estes seres tão fantásticos, além de reflexões de suma importância que envolvem o meio ambiente.

 

As questões ambientais e o direito dos animais serão tratados de forma clara e objetiva. A abordagem de temas que possam contribuir para uma melhoria de vida no planeta, bem como cuidados essenciais com os nossos bichos, é imprescindível nesta seção.

 

A causa é nobre, pois devemos considerar a natureza como um todo e para exemplificar, segue um texto de Albert Einstein:

 

‘’O ser humano vivencia a si mesmo, seus pensamentos como algo separado do resto do universo - numa espécie de ilusão de ótica de sua consciência. E essa ilusão é uma espécie de prisão que nos restringe a nossos desejos pessoais, conceitos e ao afeto por pessoas mais próximas. Nossa principal tarefa é a de nos livrarmos dessa prisão, ampliando o nosso círculo de compaixão, para que ele abranja todos os seres vivos e toda a natureza em sua beleza. Ninguém conseguirá alcançar completamente esse objetivo, mas lutar pela sua realização já é por si só parte de nossa liberação e o alicerce de nossa segurança interior.’’

 

Meu contato e amor pelos animais começou desde pequena, no interior de Minas, na casa dos meus avós. Lá, eu passava minhas férias e o quintal era o melhor lugar do mundo. Os cães eram a paixão do meu avô e eu admirava quando ele ia regar a horta com os seus ‘companheiros’ pulando ao seu lado e muitas vezes, passando no meio das pernas dele. Eu achava graça daquela cena e queria que a ‘Carola’ e a ‘Alemanha’, nome de algumas das muitas cadelas que ele teve, fizesse o mesmo comigo, ou seja, me acompanhasse naquela alegria quase desesperadora e pulasse em mim. Começava ali, o meu interesse e minha vontade de ter um animalzinho aqui em BH.

Eu morava em apartamento e a resposta era negativa, mas um dia, resolvi ter um animal de estimação e cheguei com a Luna em casa. Uma vira-lata que mudou a rotina da família. A paixão foi crescendo e vieram outros como Luan, Thoby, Cacau e Jade que ficou por uns dias até encontrar um outro lar... todos vira-latas adotados por mim.

 

Com o passar do tempo, fui me envolvendo, cada vez mais, com estes seres tão especiais e comecei a me engajar na assinatura de petições contra os maus tratos aos animais, desde a crueldade com os domésticos até a participação de animais em circo, situação esta, que sou totalmente contra. Hoje, participo de manifestações pacíficas a favor deles, divulgo nomes de abrigos idôneos e incentivo a adoção de cães e gatos.

Nesta seção, o destaque é para as questões que envolvem a natureza e os animais no Brasil, que vão desde o comércio ilegal, com confinamentos em gaiolas até o descaso em relação às leis mais severas que poderiam atenuar e eliminar os danos causados ao nosso ambiente em geral.

 

A preocupação com a ação do homem na natureza, que traz consequências desastrosas, a começar com as catástrofes relacionadas ao sistema ecológico, fez com que esta coluna fosse criada. O impacto ambiental e a vida dos animais são os principais temas que serão abordados e a inclusão de novas atitudes no nosso cotidiano, é um dos objetivos da revista.

 

Por meio de postagens motivacionais e esclarecedoras, a intensão é conscientizar sobre os danos que o ser humano tem causado ao meio ambiente, enfatizar projetos e ações que deram certo na defesa de um mundo melhor para todos nós e almejar que a relação entre homem e natureza seja harmônica e sustentável.

 

 

  • Veterinários e pessoas ligadas a alguma ONG irão marcar presença nesta coluna com a abordagem de assuntos relevantes e de interesse geral:

 

  • Projetos ligados à preservação da vida no planeta terão destaque na Revista Tendência Inclusiva:

 

  • Problemas relacionados ao lixo, escassez de água, reciclagem, desmatamento, dentre outros de igual importância, serão divulgados e questionados.

‘’O Projeto Tamar-ICMBio foi criado em 1980, pelo antigo Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Florestal-IBDF, que mais tarde se transformou no Ibama-Instituto Brasileiro de Meio Ambiente. Hoje, é reconhecido internacionalmente como uma das mais bem sucedidas experiências de conservação marinha e serve de modelo para outros países, sobretudo porque envolve as comunidades costeiras diretamente no seu trabalho socioambiental.’’

 

 

Fonte: www.projetotamar.org.br

 

Foto Lícia Lima - Arquivo pessoal da colunista - Visita ao Projeto Tamar na Bahia.

 

 

Foto: Lícia Lima - Arquivo pessoal da colunista – Praia do Forte – Bahia – Projeto Tamar

Foto: Lícia Lima - Arquivo pessoal da colunista – Brumadinho -MG – 2013

 

*Esta foto eu tirei do meu celular e acho incrível como a natureza conspirou a favor no momento do flash. Eu estava em plena sintonia com ela neste dia. E é exatamente isto que a coluna Bio Tendência pretende: deixar você em plena sintonia com o universo natural.

 

 

Aguardem a próxima edição com mais informações e até lá, ouçam a música SAL DA TERRA com Beto Guedes, que encanta, conscientiza e ilustra a nova coluna Bio Tendência na Tendência Inclusiva.

 

 

 

”Quando o homem aprender a respeitar até o menor ser da Criação, seja animal ou vegetal, ninguém precisará ensiná-lo a amar seu semelhante”

 

 Albert Schweitzer (Filosofo, Teólogo e Médico alemão).

por Lícia Lima em 30/01/2015

© Copyright Tendência Inclusiva  2014 / 2020