O Fundo do Mar e seus fascinantes mistérios!

Nos oceanos, encontramos milhões de formas de vida! Espécies em curso evolutivo e outras em extinção. Maravilhas de diversas cores e formatos fazem do fundo do mar, um lugar mágico e venerado.

 

Fascínio para nós, que encontramos bem lá fundo, calmaria e paz de espírito ao nos deparamos com a diversidade de peixes, corais exuberantes, tartarugas em um ballet aquático e mistérios que vão além da imaginação.

O sincronismo dos peixes e a tranquilidade de uma tartaruga.

Imagem retirada da internet via Bing

O fundo do mar é um complexo de diversidade e mistérios.

Uma estrela do mar entre os corais.

Imagem retirada da internet via Bing

Uma linda foto de mergulho retrata a harmonia entre o ser humano e o oceano, quando o respeito à natureza é primordial nesta relação.

Foto da diretora da Revista Tendência Inclusiva com William Spinetti em Bonaire - NA.

Acervo de Adriana Buzelin

 

Mas nem tudo é tão belo assim, as maravilhas que são partes integrantes do ‘’berço da vida’’, como são chamados os oceanos, estão em risco.

 

A poluição das águas, a degradação e exploração marinha são fatores que prejudicam a biodiversidade e os lixos nos oceanos ocasionam a perda de microfaunas e de muitas espécies que ainda não foram identificadas pelos cientistas.

 

"Animais confundem sacolas plásticas com alimentos, dizem biólogos. Mortes mais que triplicaram em três anos, aponta Instituto Biota. Copo descartável, canudo, embalagens plásticas e muitos outros detritos estão nas praias de Alagoas. O lixo gerado pelo homem contrasta com a cor do mar, um dos mais bonitos do país. Mas o problema não fica restrito ao visual das praias. Além de gerar desconforto para os banhistas, todo esse “material” vai para o oceano e atinge diretamente a fauna marinha. As principais vítimas são as tartarugas, que confundem o plástico com águas vivas, principal alimento desses animais.’’

 

Publicado por Gerry Marcio no site http://gerry.jusbrasil.com.br/noticias

Tartaruga comendo plástico.

Imagem retirada da internet via Google.

O lixo é um problema bem grave e hoje existem áreas muito grandes no meio dos oceanos completamente cobertas por todo tipo de material, desde garrafas de vidro, copos descartáveis e sacolas plásticas.

Ilustração de uma tartaruga confundindo a sacola plástica com alimento.

Retirada da internet via Google

O fundo do mar é um lugar cheio de segredos e de criaturas desconhecidas para grande maioria da população do planeta.

Imagem retirada da internet - http://super.abril.com.br/galerias-fotos

por Lícia Lima em 30/04/2015

© Copyright Tendência Inclusiva  2014 / 2020