André Lima

e a maquiagem no universo da inclusão.

 

André Lima é um profissional talentoso e dedicado que fez de sua paixão uma arte e uma profissão promovendo trabalhos de inclusão. Valorizando o que cada pessoa tem de bonito transforma rostos e corpos com sua maquiagem artística, André vem conquistando espaço na mídia e tendo seu reconhecimento mais que merecido.

Desde pequeno sempre gostou de desenhar e pintar. Folheava revistas em busca de inspiração para fazer suas primeiras maquiagens. No início só copiava as maquiagens das modelos que via na televisão até que um dia pegou o estojo de maquiagem de uma amiga e arriscou a maquia-la. Visto o contentamento de sua amiga resolveu se envolver mais com o universo das sombras e batons. E foram cinco anos como autoditada até que resolveu fazer cursos na área certificando, enfim, sua profissão. Há que diga que maquiar é uma arte na pele e André comprova com profissionalismo isto. Transformando rostos em telas, André munido de pincéis de vários formatos realça a beleza, fazendo uma verdadeira transformação.

 

Maquiador oficial da agência de modelos com algum tipo de deficiência Kica de Castro, André Lima, desde 2013, maquiou as modelos da agência em inúmeros editoriais. E foram muitas conquistas nesta área. 

 

“Todos os trabalhos que realizei dentro da agência foram importantes como um catálogo para marca de moda inclusiva Fator Brasil; a nomeação da Miss Cadeirante 2015 Caroline Marques; editoriais e campanhas com a modelo Paula Ferrari; ao acompanhar Kica de Castro na premiação Paulistano Nota Dez da Veja SP; meu trabalho figurando na revista Make Up Profissional, minha aparições na mídia televisiva e, agora, ter sido convidado para dar entrevista para a Revista Tendência Inclusiva.” relata André.

 

Para André a moda inclusiva no Brasil ainda etêm seu conceito muito confuso. Ele acredita que muitas pessoas não se dedicam profundamente ao tema desenvolvendo peças simples que não atendem realmente o público. Poucas pessoas trabalham realmente com roupas adaptadas fazendo poucas opções acreditando ser o suficiente. O fato é que o mercado da pessoa com deficiência é amplo, porém empresários do mundo da moda investem pouco sem criar reais soluções dando ao consumidor poucas ou quase nenhuma opção.  Partindo para outra vertente, muitos acreditam que a inserção do modelo no mundo fashion se restringe apenas a questão de incluir pessoas com deficiência sem capacitação profissional em um mercado de trabalho apenas para mostrar uma realidade lúdica que levará estas pessoas a uma fama irreal. Isto para André não é inclusão. Para ele a moda inclusiva é promover grandes desfiles e editoriais juntamente com outros modelos sem deficiência. 

 

“Criar produtos e dar oportunidades de igual para igual é o que as pessoas com deficiência precisam. No exterior quando é feito algo com pessoas com deficiência não é para simplesmente aparecer ou ter apenas 15 minutos de fama, realmente é inserir a pessoa com igualdade. No Brasil, muitas pessoas usam esses eventos esquecendo que para alcançar reais objetivos é preciso lutar todos os dias, dedicar a profissão sem perder o foco para vaidade.”  afirma André.

E 2015 já começou cheio de destaque na mídia. A participação de André no Programa Famosos de Flávia Varão na Rede VAI TV  ensinando como fazer uma maquiagem de carnaval. André Lima também desenvolveu a maquiagem da apresentadora Mhel Lancerotti para gravação do programa Conexão Mulher, TV Guarulhos - SP.

 

 

Também, neste carnaval de 2015, André Lima maquiou a ala Imperadores da Roseira, com o tema da A Bela e a Fera, da escola paulista Rosas de Ouro. Isto já acontece pelo terceiro ano consecutivo. O convite surgiu de alguns de seus amigos que também são componentes da escola. Nos anos anteriores ele não só maquiava como desfilava. O diferencial deste trabalho é a maquiagem artística onde os traços são diferenciados e desenvolvidos com produtos específicos.

E quando pedimos a André lima que deixasse um recado para os leitores da Tendência Inclusiva ele disse:

 

“Sou uma pessoa simples, comum, com muitos sonhos para realizar, busco resultado no meu trabalho e cada dia crescer mais, sem precisar puxar o "tapete" de ninguém, coloco Deus na minha vida e na frente de tudo, deixando ele me guiar. E meu recado para os leitores é que sempre olhem para frente, jamais olhem para traz, pois obstáculos apareceram no seu caminho, mas tenha foco e saiba que você pode chegar onde quiser, basta você acreditar e batalhar por isso”.

 

 

Contato:
Fanpage no facebook: www.facebook.com/makeupandre

Blog : andrelimamakeup.blogspot.com.br

E-mail: andrelimakeup@gmail.com

Fotos: Acervo Pessoal do Entrevistado e

cedidas por Kica de Castro

 

por Adriana Buzelin em 28/02/15

© Copyright Tendência Inclusiva  2014 / 2020

Bastidores do programa Famosos com Flávia Varão na Rede Vai TV e a modelo Júlia Helena.