Anderson Bueno

e a arte da maquiagem

 

Extremamente talentoso, Anderson Bueno tem um currículo invejável. Maquiando e caracterizando personagens de peças teatrais, óperas, shows e ensaios de moda, Anderson se destaca por seu profissionalismo e suas maquiagens artísticas. Mesmo sendo um dos principais make-ups designers do Brasil, Anderson Bueno desenvolve um belíssimo trabalho em parceria com ONG “Quem Ama A Mama" dando curso de auto-maquiagem para pacientes em tratamento de quimioterapia. Tudo isso além do seu projeto Papo de Camarim!

Unindo técnica e talento em 23 anos de carreira, Anderson Bueno um dos principais make-ups designers do Brasil, especialista na maquiagem para peças de teatro, musicais e óperas. Trabalhou como consultor de beleza do reality “Sob Medida”, programa exibido na Rede TV! 

Formou-se em maquiagem e caracterização com a expert Corinne Perez, em 2001 e em maquiagem artística, no badalado Stick Art Studio, de Barcelona (Espanha).

 

Anderson foi responsável pela maquiagem artística de diversos espetáculos de sucesso, tais como: “Rigoletto”, direção de Felipe Hirsch e Daniela Thomas, ópera em comemoração ao Centenário do Teatro Municipal de São Paulo; assinou os musicais “Godspell”, “Hair Spray”, “A Gaiola das Loucas” e “Alô Dolly!” todos sob direção de Miguel Falabella, “O Fantasma da Ópera”, com direção de Harold Prince e espetáculos de teatro como “Nany People Salvou Meu Casamento”, direção de Imara Reis e “Senhora Macbeth”, direção de Antônio Abujamra”. Ministra cursos, palestras e workshops por todo o país em especial para empresas interessadas em harmonizar a imagem de sua equipe de trabalho.

 

Destacou-se por um projeto de responsabilidade social que realiza a mais de 10 anos, o curso de auto-maquiagem para pacientes em tratamento de quimioterapia, que leva para diversos hospitais especializados no tratamento como: Hospital Sírio Libanês, Pérola Biyngton, Vila Nova Cachoeirinha e Nove de Julho. Recentemente Anderson firmou parceria com a ONG “Quem Ama A Mama”, coordenado pela Dra Rosângela Pinheiro.

 

Dentre os famosos com quem já trabalhou, destacam-se nomes nacionais como Claudia Leitte, Marília Gabriela e Marília Pêra e internacionais, os atores americanos Patrick Dempsey, John Malkovich e a cantora, cineasta e artista plástica japonesa Yoko Ono.

 

Assinou a co-direção, visagismo e cenário da comédia “Louca de Amor – Quase Surtada” com a atriz Lena Roque, que teve temporada de sucesso no Teatro Eva Herz em São Paulo.

 

Atualmente Anderson divide seu tempo entre São Paulo e Nova York onde vem sendo chamado para trabalhos. Recentemente firmou parceria com Bruna Nogueira, maquiadora brasileira radicada a 11 anos em Los Angeles, para uma série de workshop’s de maquiagem teatral no conceituado “Hollywood Makeup LAB”.

Na conversa que tivemos com Anderson ele nos conta que  se descobrir como makeup designer aconteceu por acaso.

 

“Eu trabalhava como assistente de um fotógrafo, Tadeu Augusto, e em uma sessão de fotos o maquiador faltou. O Tadeu logo disse: "Como você sempre brinca de maquiar as modelos, vai lá e maquia ela!". É assim tudo começou!“ relata Anderson.

 

Com um currículo invejável de trabalhos, Anderson nos conta que alguns ele gosta muito de destacar como O FANTASMA DA ÓPERA, RIGOLETTO (em homenagem ao centenário do Theatro Municipal de São Paulo), HAIR SPRAY, FRIDA Y DIEGO e o visagismo para FABIANA COZZA.

Produção de Cabelo e Maquiagem para a ópera Rigoletto por Anderson Bueno. Direção de arte Felipe Hirsch Direção de arte Daniela Thomas Local Theatro Municpal de São Paulo

Produção de Cabelo e Maquiagem para a ópera Rigoletto por Anderson Bueno. Direção de arte Felipe Hirsch Direção de arte Daniela Thomas Local Theatro Municpal de São Paulo

Produção de Cabelo e Maquiagem para o espetáculo teatral Frida por Anderson Bueno. De Maria Adelaide Amaral Direção Eduardo Guimarães Produção Maurício Machado Realização Manhas & Manias Teatro Maison De France - Rio de Janeiro

Musical HairSpray Produção de Cabelo e Maquiagem para o espetáculo musical HairSpray por Anderson Bueno. Direção Márcio Aurélio De Jhon Waters Versão Brasileira Miguel Falabella Teatro Oi Casa Grande

Musical HairSpray Produção de Cabelo e Maquiagem para o espetáculo musical HairSpray por Anderson Bueno. Direção Márcio Aurélio De Jhon Waters Versão Brasileira Miguel Falabella Teatro Oi Casa Grande

Atualmente Anderson é responsável pela caracterização do espetáculo Frida y Diego e, para ele, considera o trabalho de recriar pessoas reais sempre muito difícil do que criar alguém que não existe.

 

“Neste caso em especial, o desafio estava em que nenhum dos atores tinha uma estrutura de rosto parecida com os retratados. Então foi que eu decido não fazer deles FRIDA Y DIEGO, mas sim trazer os elementos característicos destes artistas para a estrutura física dos atores.”

 

"Maquiagem é muito mais do que uma simples pintura no rosto. Ela tem o poder de transformar, mas a maior função da maquiagem na nossa vida é valorizar o que a gente tem de melhor!"

Além de tantos trabalhos, Anderson se destaca também com um belíssimo projeto de responsabilidade social dando curso de auto-maquiagem para pacientes em tratamento de quimioterapia em parceria com a ONG “Quem Ama A Mama”.

 

“É uma ação da qual tenho muito orgulho! Eu já faço a algum tempo e quando surgiu a possibilidade de fazer esse trabalho juntamente com a Dra Rosangela. Não poderia ser melhor! Poder levar beleza a muito mais pessoas.” comenta Anderson.

 

E é impossível não se apaixonar por tudo que Anderson Bueno faz.

 

O Papo de Camarim é um programa que como diz o próprio Anderson é ainda um embrião. Um embrião do qual ele já se orgulha muito.

 

"É um bom PAPO de frente para o espelho com personalidades ou artistas revelando não somente os segredos de beleza mas também o processo passo-a-passo de uma maquiagem, seja ela de beleza ou caracterização."

Para conhecer mais sobre o trabalho de Anderson Bueno acesse: www.andersonbueno.com.

 

 

Fotos cedidas pelo entrevistado e retiradas do site de divulgação

 

 

por Adriana Buzelin em 25/09/2015

© Copyright Tendência Inclusiva  2014 / 2020