por Rogélia Heriberta

Diante das possibilidades tão extensas de inclusão a coluna Art Inclusiva irá apresentar aos leitores da Revista Digital Tendência Inclusiva a arte inclusiva de Rogélia Heriberta de Jesus com pinturas, desenhos, esculturas e fotografia.

 

 

Nesta edição Rogélia Heriberta retrata seus filhos: Amor de Irmãos.

 

Uma família não muito convencional, contudo, foi na simplicidade que houveram inúmeras vitórias.

 

Spencer tem uma ligação infinita com os irmãos e, além disso, inspirou seu irmão Lehi, hoje com 26 anos de idade, a ser tornar um dos maiores skatistas do Brasil e a alguns anos vem se revelando como skatista mundial.

 

O que não se sabe é como Spencer adquiriu uma doença mental ainda muito pouco abordada e comentada: a esquizofrenia. Isso acabou rompendo com sua linda carreira promissora de atleta pois como não há familiares na família com o mesmo quadro, imagina-se que exista inúmeras hipóteses para o seu quadro clínico.

 

Infelizmente, tanto as leis quanto a acessibilidade de pessoas como Spencer em grupos de terapia, esportes, dentre outras atividades, ainda é praticamente nula. Mesmo possuindo laudo clínico confirmando possuir comprometimentos cognitivos, não considerado capaz, não encontra apoio para tratamentos mais específicos, como também, ainda existem muitas divergências no questionamento de que a esquizofrenia, dentre tantas outras doenças mentais não são consideradas deficiência mental, e sim doença mental, o que impede de usufruir de direitos já conquistados pelos deficientes e que um cidadão comum poderia ter.

 

O beneficio de um doente mental não é fixo, é preciso que a família mantenha a pessoa pelo resto da vida mesmo sendo seus remédios tão caros e fixos. Essa falta de direito ao doente mental, sem aposentadoria ou beneficio fixo os deixa vulneráveis, pois dependem da renda familiar para se cuidarem, fazerem terapias e terem qualidade de vida. Um doente mental precisa de uma pessoa com eles, muitas vezes por 24 horas, dependendo do quadro clínico como é o caso de Spencer que depende de alguém para se alimentar, sair de casa, fazer terapia, a dedicação da família precisa ser integral.      

 

Lehi Leite tem sido um atleta em destaque há muitos anos no cenário do skate dividindo seu tempo com projetos que requer viagens nacionais e internacionais para filmar, fotografar, realizar campeonatos, pois é o que gera a mídia principal de sua profissão.

Créditos Red Bull / Imagens Pedro Dylon/ Fotos: Paulo Macedo e Paulo Tavares http://www.redbull.com/br/pt/skateboarding/stories/1331701638111/interview-with-brazilian-ripper-lehi-leite

 

Este ano, Lehi lançou outro vídeo denominado "Fazendo Acontecer" com o vídeo Make Omar Pedro lançado no Dia Mundial de Skate pela ASK, que teve a presença de cerca de três mil pessoas. Este ano ainda, lança o vídeo "Inabalável" com Olho de Peixe" a ser divulgado em diversos estados do Brasil e com proporções internacionais com o trabalho do vídeo make Zé Luiz. Em novembro disputa mais uma vez o Tampa Volcom Damn Am nos EUA, um dos maiores campeonatos mundiais de skate.

 

O lado profissional do atleta Lehi todos sabem, porém não sabem é que Lehi, nas horas vagas, divide seu tempo com seus amados irmãos Spencer e Rogélio. O amor, o cuidado, o zelo, torna, sem dúvida, a vida de Spencer um pedaço do céu na terra. Além disso, todos seus campeonatos dedica ao irmão Spencer que tanto ama e admira, e que também lhe ensinou ser o esportista que é.

 

Qualquer pessoa que presenciou o carinho dos irmãos, vê Lehi não apenas como um skatista bem sucedido, mas um irmão que soube ser inclusivo, que defende o Bem e a igualdade social com o apoio de seu irmão Rogélio.

 

Este ano que completa 15 anos como skatista e se prepara para a carreira profissional, Lehi quer deixar um legado marcando sua história como desportista por meio de seu trabalho e agradece todos que o apoiaram um dia.

 

Rogélio Leite, o irmão caçula, um sobrevivente de uma queda do 5° andar aos 4 anos, também passou por muitas aflições com uma doença também muito diferente e delicada, a ceratocone. Uma doença da córnea e hereditária que foi descoberta em sua adolescência. Tem sido o contribuinte no tratamento da avó que se recupera de um câncer de mama. Tudo isso o inspirou seguir a carreira médica, mostrando que assim como seu irmão Lehi, prefere carregar as lições e obstáculos da vida como algo positivo para o por vir. 

 

Rogélio e seus irmãos foram o motivo de eu aprender a dividir meus talentos e defender todo tipo de deficiência ou doença.

 

 

Amor de Irmãos

80 x 50

pintura à óleo e grafite

Quando cursei a faculdade Dulcina de Moraes em Brasília fui surpreendida por meus amigos de classe e pelo jornalista e diretor de teatro Sérgio Maggio, com um grande ato de solidariedade a favor de meu filho Rogélio, mobilizando a imprensa a buscar ajuda para ele realizar o transplante de córnea por isso só tenho a agradecer muito todos que ajudaram, assim como as mensagens recebidas, o carinho...

 

Com essas mensagens eu, Rogélia, quero agradecer primeiramente a Deus, os filhos maravilhosos que tive e os amigos verdadeiros. 

 

Gostaria de pedir que médicos e líderes governamentais olhem com mais atenção para as questões de saúde mental e elaborem propostas, leis e amparo a essas pessoas e famílias.

 

Mas afirmo, é maravilhoso ter um filho especial. Eu o amo e tenho orgulho de tudo que ele é hoje e venceu.

 

Lehi Leite, meu amado, obrigada por ser esse brilho radiante que nunca apaga. Obrigada Rogélio por ser tão maravilhoso e genuíno, verdadeiro nos momentos mais importantes. 

 

Mais uma vez agradecemos a Revista Tendência Inclusiva por apoiar nossas iniciativas, contribuindo para retratarmos histórias de vida que se fazem legados que nunca mais se perderam no tempo e espaço.  

 

por Rogélia Heriberta

 

Fotos do acervo da artista Rogélia Heriberta

Espero que tenham gostado!

 

Aguardo sugestões de esportistas que fazem a diferença para compor nossa galeria de Art Inclusiva!

Galeria de Fotos Art Inclusiva por Rogélia Heriberta

 

Ano 1:

Os Gigantes do Rugby em Cadeira de Rodas

Amor de Irmãos

com os filhos de Rogélia Heriberta

Voo Inclusivo

com Evinho Bezerra

Vida e Alegria

com Alan Mazzoleni

Um Mergulho na Inclusão

com Adriana Buzelin

Arte, Incluir, Amor Eterno

com Gelzimar Borges

Tendência Inclusiva

Aniversário de 1 ano!

Autismo - Além do Horizonte

com Bruno Caruso

Ano 2:

Selo - Acessibilidade

com Scott Rains

O Triunfo das Escolhas Inclusivas

com Samanta Bullock

© Copyright Tendência Inclusiva  2014 / 2020